quinta-feira, 10 de julho de 2014

Lista dos sonhos de indicados/ganhadores do Emmy

Oi! Pra quem não sabe amanhã, no dia 10 de julho, saem os indicados aos Emmy Awards, premiação de séries e filmes pra televisão. A época das premiações é minha preferida do ano e eu sempre comento nas internets e etc e dessa vez eu resolvi fazer uma lista (sem ordem) de quem, dentro das séries que eu vejo, deveria ser indicado/ganhar o Emmy e porque. Behold:




1. Dylan O'Brien - Stiles Stilinski, Teen Wolf
Eu sei que é completa perda de tempo inserir um ator que faz uma série da MTV sobre lobos adolescentes mas eu não ligo.
Antes de julgar, por favor me escuta: Teen Wolf, durante toda a primeira temporada, parece só uma série boba sobre um menino meio bobo que vira um lobisomem e ~tem que lidar com essa nova vida e os perigos que ela traz~ e com efeitos especiais muito, mas muito ruins. E aí você me pergunta porque alguém assistiria isso:



Stiles Stilinski é melhor amigo do Scott, personagem principal que vira lobisomem. Stiles é o personagem mais engraçado e sarcástico e adorável da série e ele ganha o coração de todo mundo logo no primeiro episódio.


(Ok, talvez isso seja do episódio 2 ou 3)

Já dava pra parar por aí, mas não é só isso. Na segunda temporada, a série melhora consideravelmente a dali pra frente o suspense aumenta, os inimigos viram outros, o protagonista vai deixando um pouco de ser bobo, entra gente nova e A SÉRIE FICA MUITO BOA E VOCÊ NÃO CONSEGUE LARGAR.



E com a série melhorando e novos inimigos aparecendo, Stiles deixa de ser "só" o alívio cômico/melhor amigo do personagem principal/personagem sarcástico e desastrado e passa a ser um herói, o maior badass motherfucker deste programa de televisão.
Vou postar uma cena excelente dele na terceira temporada. Pode ser spoiler talvez, mas eu recomendo ver a atuação desse menino que mal tem 4 anos de atuação e eu já amo pacas:


Mas a série inteira está no Netflix (a quarta temporada começou semana passada então tem até a terceira) então vocês quiserem ver mais uma cena dele, assistam a primeira cena do episódio 11 da segunda temporada, Battlefield (a cena termina em 6:30). A conselheira da escola está conversando com ele sobre as coisas que tem acontecido na escola e na cidade e na vida deles ultimamente (um monte de morte e traumas e tal, né gente, cês sabem como são as séries sobrenaturais) e ele vai falando como se sente. Dá pra ver no olhar dele o desespero, o cansaço, a vontade de desistir. É excelente, uma das melhores cenas da série.

Além de Teen Wolf ele fez os filmes The First Time (comédia romântica em que ele contracena com a picolé de chuchu whatever Britt Robertson onde você pode ver outras habilidades muito boas dele), The Internship/Os Estagiários (comédia com Vince Vaughn e Owen Wilson em que ele é coadjuvante) e recentemente acabou de gravar a adaptação pra cinema do primeiro livro da série de distopia Maze Runner, em que faz o papel o principal.

E eu deixei o melhor por último. O mais impressionante sobre esse moço é que ele nunca tinha atuado antes na vida e nem nunca fez aulas. Quando ele foi fazer a audição pro papel de Stiles ele só tinha isso aqui no "currículo":




É SÉRIO, MINHA GENTE. Toda vez que eu lembro disso meu coração enche de orgulho, porque além de eu ser apaixonada pelo personagem eu sou apaixonada pelo ator e às vezes eu acho que ele é the one and only amor da minha vida admiro muito Dylan como ator e é ótimo ver o tanto que ele cresceu e melhorou em 4 anos. :3

PS: esqueci de dizer, e essa vai ser mais interessante reparar quando você vê a série, que além de escrever algumas das suas próprias cenas, Dylan também improvisa algumas ("Don't be such a sour wolf" é uma delas).

2. Uzo Aduba - Suzanne "Crazy Eyes" Warren, Orange Is The New Black
Eu deveria ter feito um post inteiro dedicado a essa série mas vou fazer um resumo do porque ela é uma das das melhores comédias atuais e excelente em geral: além do humor excelente a série (original do Netflix) mostra mulheres de todos os tipos, todas as personalidades, todas as raças, religiões e cores e trata todas como gente. O roteiro é ótimo, 90% das atuações ali são sensacionais e ah, eu já falei que trata a mulher como gente? Porque eu não estou brincando. Tem um texto no tumblr que diz (traduzi do inglês):
"Foda-se escrever mulheres 'fortes'. Escreva mulheres interessantes. escreve mulheres bem desenvolvidas. Escreve mulheres complicadas. Escreva uma mulher que bota pra foder, escreve uma mulher que fica encolhida num canto. Escreva uma mulher que está desesperada por um marido. Escreva uma mulher que não precisa de um homem.  Escreva mulheres que choram, mulheres que reclamam, mulheres que são tímidas, mulheres que não levam desaforo, mulheres que precisam de aceitação e mulheres que não ligam pro que os outros pensam. ELAS SÃO TODAS VÁLIDAS, e todas essas coisas podem existir NA MESMA MULHER. Mulheres não devem ser valorizadas por serem fortes, ou fodonas, mas por serem pessoas."
Acho que isso aí resume bem a série.
Pra quem vive numa bolha e não sabe, a série é baseada em fatos reais, inspirada no livro de Piper Kerman (Chapman, na série) sobre sua vida na prisão feminina depois de ter sido denunciada por um crime de tráfico de drogas que cometeu (influenciada pela ex-namorada) dez anos antes.
Só que, como é comum em muitas séries de TV (inclusive Teen Wolf), Piper não é nem de longe a melhor/mais interessante personagem da série (eu gosto dela, mas tem vezes que ela reclama muito). Cada episódio, além de falar da Piper e dos acontecimentos gerais da prisão de Litchfield, foca em alguma das detentas e sua história antes de ir presa (sim os episódios são enormes).

Crazy Eyes é uma das mais loucas e mesmo assim a mais frágil. Ela tem algum distúrbio mental que pode talvez ser inserido na visão tradicional de loucura, mas no episódio dedicado a ela e em vários outros da segunda temporada nós podemos ver que tem muito mais por trás disso. Ela foi adotada por uma família branca rica e sempre sofreu preconceito, foi comparada à irmã mais nova (branca) e se acostumou a uma vida de culpa e a se torturar pelos próprios erros. A atriz demonstra isso perfeitamente e mostra muito bem os dois lados de Suzanne Warren: o compulsivo, violento, obsessivo e o lado sensível, amável, frágil.
Eu não sei muita coisa sobre a Uzo mas recentemente descobri que ela era atriz da Broadway e achei esse vídeo dela cantando músicas de natal com a colega de série Danielle Brooks (da qual eu vou falar mais pra frente)

E outra coisa: representatividade. Mulheres negras não estão na TV só pra serem clichês ambulantes. Como eu citei elas são pessoas de vários tipos e merecem ser representadas assim na mídia, o que Uzo faz muito bem.

3 e 4. Nick Offerman e Amy Poehler - Ron Swanson e Leslie Knope, Parks and Recreation
Primeiro que eu nem imaginaria que uma série sobre o Departamento de Parques e Recreação de uma cidadezinha de Indiana ia ser tão amor e me fazer rir tanto. (Aliás eu gostaria de saber porque tudo que é meio decadente eles inventam de situar em Indiana; The Middle também se passa numa cidade tipo "meio do nada" em Indiana. Lá deve ser tipo o Acre daqui. Anyway) Eu comecei a ver a série no fim do ano passado pelo Netflix (ela é da NBC, btw) e NÃO CONSEGUI PARAR. É sério, a série é de 2009 e foi um dos maiores "porque diabos eu não comecei a ver isso antes" da minha vida. Ela inclui vários comediantes excelentes: gente que começou no SNL, tipo a Amy Poehler e Aubrey Plaza, entre outros famosos do stand-up tipo Louis CK e Aziz Ansari. Pra quem não sabe quem é Amy Poehler, SHAME ON YOU: ela e Tina Fey governam juntas o mundo, são proprietárias do universo e rainhas da comédia americana. Amy interpreta a principal e melhor personagem da série: Leslie Knope, chefe do departamento e a pessoa mais patriota que já existiu nos Estados Unidos da América. Mas não é de um jeito ruim, porque apesar de ser extremamente entusiasta de sua cidade e seu país, ela enxerga os defeitos em ambos e faz de tudo pra corrigí-los, ou pelo menos melhorá-los ao máximo. Acho que esse entusiasmo, essa empolgação que Leslie tem com seu emprego e com a vida, é uma coisa que ninguém conseguiria representar da forma que Amy consegue. Ela realiza a façanha de tornar uma personagem extremamente otimista e insistente em uma das personagens mais queridas da comédias atual (Amy já ganhou o Globo de Ouro pelo papel)
Já Ron Swanson, o outro melhor personagem da série, é praticamente o oposto de Leslie: introvertido, discreto (exceto pelos olhos azuis e o bigodão), meio rabugento, completamente anti-governo (mesmo sendo sua área de trabalho) e seu entusiasmo é direcionado a pouquíssimas coisas da sua vida (carne e marcenaria, por exemplo). Antes que vocês se perguntem: não, ele e Leslie não formam um e nem faz sentido. O que eles formam é a melhor amizade da série, e é muito interessante ver os dois trabalharem juntos. Ron entrou muito rapidamente pra lista dos meus queridos e protegidos personagens masculinos de TV. Ele é aquele tipo de personagem casca-dura por fora mas com um coração de ouro por dentro, e acho que ele não seria assim tão bem feito se não fosse o Nick. Não quero postar nenhuma cena dele porque todas são golden, recomendo que vejam a série inteira pra entender.


5. Tatiana Maslany - Sarah Manning/Elizabeth Childs/Katja Obinger/Alison Hendrix/Cosima Niehaus/Helena/Rachel Duncan, Orphan Black
Você não leu errado. Até hoje Tatiana interpretou DOZE papéis nessa série (uns que eu não coloquei pra não dar spoiler e uns que sinceramente eu nem lembro) e fez todos impecavelmente. É difícil explicar, mas você assiste a série e não enxerga Tati ali, você enxerga cada uma das personagens e cada uma ganha seu coração (pelo menos as principais) de um jeito diferente. Eu vou te dizer inclusive que muitas vezes Tatiana tem que interpretar uma personagem disfarçada de outra (!!!!!!!!!) e ela faz isso de um jeito que é a coisa mais impressionante de se ver. É sério, se ela interpretar personagem 1 disfarçado de personagem 5, você sente isso, mesmo sendo ela que interpreta ambos mesmo.
Eu acho que esse vai ser o menor texto porque não tem como explicar com palavras. Eu aconselho todo mundo a assistir Orphan Black, que tem a primeira temporada completa no Netflix, e é ainda melhor se virem sem saber do que se trata. Eu nem quis explicar o porque dela interpretar tantos personagens pra tornar a experiência de vocês ainda melhor.
Ah, e esqueci de dizer: Tati é canadense e a série é da BBC America. Ela nunca foi nem nomeada ao Emmy, mesmo com muita campanha na internet pra que ela fosse. Esse ano tô fazeno figa pendurano os olho grego preparano simpatia com chá de calcinha porque ela é minha preferida mesmo e se ela não ganhar eu vou lá na casa dos jurados e arranco cada um dos fios de cabelo deles um por um com uma pinça. :3
PS: depois de ver OB você começa a desconfiar que todo mundo que você conhece está na verdade sendo interpretado pela Tatiana Maslany. Li outro dia no twitter que ela podia interpretar até a Vera Fischer atuando. É verdade.

6. Bendydick Floofernoodle Benedict Cumberbatch - Sherlock fucking Holmes, Sherlock
Ok. Eu nem sei por onde começar. Primeiro eu preciso respirar fundo, arrumar a postura e pensar num jeito de escrever isso aqui sem deixar o amor interferir. Jesus, num tá facio.
Ok. Primeiro sobre a série Sherlock, da BBC.
 Eu via todo mundo no tumblr comentando e eu pensava tipo "meh, que preguiça, e esse tal de Benedict que eles tanto amam nem é bonito, ele é velho e estranho" (EU SEI EU TAMBÉM NÃO ME ORGULHO DESSA FASE DA MINHA VIDA EU NÃO GOSTO NEM DE LEMBRAR). Até que um dia meu amigo veio aqui em casa e sugeriu da gente ver o piloto, já que a gente estava ignorando fortemente nossos afazeres não tinha nada pra fazer mesmo.
Olha é bem capaz de eu nunca ter tomado uma decisão melhor na vida. Sherlock é uma das séries mais legais e inteligentes da atualidade, na verdade uma das melhores em geral (das que eu assisto é a melhor). Obviamente fazer uma adaptação de Sherlock Holmes para os dias atuais ficar boa é muito difícil, mas os roteiristas e o Benedict fazem a história e o personagem parecerem reais.
E essa é a parte que eu empaquei, tá, porque eu não sei o que escrever sobre esse homem, porque ele faz um Sherlock sensacional e tão sensacional que eu nem sei descrever, porque ele virou meu ator preferido em geral depois de ver essa série, porque vocês podem perceber que eu não estou conseguindo ~deixar a emoção de lado~...
Aliás vou aproveitar e já inserir o 7. Martin Freeman - John Watson, Sherlock
Martin, apesar de ser meio rabugento na vida real, interpreta o personagem mais sensível dessa história. No começo da série Watson está procurando lugar pra morar depois de voltar da guerra, e ele tem consigo uma bagagem emocional enorme e um distúrbio pós-traumático que se manifesta em forma de problema na perna. Ele já passou por muita coisa nessa vida e apesar de querer descanso acaba se apaixonando (!) por resolver crimes ao lado do colega de apartamento e novo melhor amigo Sherlock. Olha eu vou te dizer que é difícil achar na televisão alguém que demonstre emoção com o olhar do jeito que o Martin faz.

(Eu vou colocar só essa imagem principalmente pra quem não viu a série ainda já saber exatamente do que ela se trata.)

8. Sharon Rooney - Rae Earl, My Mad Fat Diary
Eu conheço relativamente pouquíssima gente que já ouviu falar dessa série no Brasil, eu demorei um tampão pra assistir mas recomendo fortemente pra todo mundo. Ela é baseada nos diários de Rae Earl, autora britânica que em sua adolescência passou por diversos distúrbios e problemas psicológicos causados pela baixa auto-estima relacionada a seu peso. Eu sei que a maior parte das pessoas não entende e/ou não tenta entender distúrbios mentais, tipo depressão, TDAH, ansiedade e afins, usando frases como "isso é falta de louça pra lavar". Para esses, MMFD é um bitchslap bem no meio da fuça.
Aliás a série dá um soco no estômago de todo mundo. Sharon interpreta a personagem principal e sinceramente parece que ela viveu tudo que a Rae passa na série. Não sei mais o que escrever, só sentir. Vejam My Mad Fat Diary.

9 e 10 - Samira Wiley e Danielle Brooks - Poussey e Taystee, Orange Is The New Black
Eu já falei pra vocês que essa série tem a melhor representação da mulher nas comédias atuais, e da mulher negra mais ainda. Essas duas, além de cumprir esse papel, tem a melhor amizade da série. Parando pra pensar aqui nenhuma das outras personagens tem uma amizade sincera igual essas duas, que não seja "eu te tolero quando você não é chata" ou por interesse. Elas são tão especiais que na segunda temporada eu nem liguei tanto pro resto do enredo, queria mesmo era saber se as duas iam continuar amigas mesmo (tem uma coisa que abala a amizade delas).
Eu descobri outro dia que as duas atrizes estudaram na faculdade Julliard juntas e são melhores amigas há cinco anos. Como não amar?

Gente, eu sei que era pra eu escrever mais coisa mas os indicados saem as 5 da manhã e eu preciso terminar esse post. Me desculpem por esse final que ficou meio tosco.

PS: Não tem Peter Dinklage, não tem Eva Green, não tem Matthew McCounaghey porque eu não vejo as séries deles (True Detective eu pretendo). Só tem gente das séries que eu vejo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Finge que você é uma porta e se abre comigo! Eu gosto de saber o que você acha.